publicações da empresa

  • Pesquisa revela índices de audiência em PG

    23.11.2014

    PESQUISA REVELA ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DAS RÁDIOS DE PONTA GROSSA

     

     

    Uma pesquisa técnica realizada pela Datasonda Pesquisas mostra, detalhadamente, os índices de audiência alcançados pelas rádios AM e FM da cidade de Ponta Grossa. Encomendada pelas rádios MZ, Antena Sul e Rádio T, a pesquisa foi realizada durante o período de 21 dias e fornece gráficos e tabelas com as informações. São dados detalhados sobre os ouvintes como gênero, faixa etária, classe social, grau de instrução e, até mesmo, agrupamento econômico-geográfico.

     

    De acordo com o proprietário da Rádio T, Márcio Martins, a intenção na realização da pesquisa é a garantia de oferecer um bom produto aos anunciantes. “Essa história de dizer que uma emissora é líder ou não, na verdade não existe, o que menos interessa para nós é quem está em primeiro ou segundo lugar. Nós vivemos de anunciantes e eles querem um retorno, que é possível através de uma grande quantidade de pessoas escutando o anúncio deles. É por isso que a gente tem que saber exatamente o horário e qual o público-alvo”, comenta.

     

    A pesquisa permite fazer um comparativo entre as rádios, avaliando nos gráficos quais os horários de maior e menor audiência e a média alcançada pelas emissoras. Além disso, existem tabelas que mostram a porcentagem geral de audiência por emissora, quais os locais onde o rádio é mais ouvido e permite analisar por dia da semana a quantidade de pessoas que sintoniza em cada rádio da cidade.

     

    Dados

     

    De acordo com a pesquisa, a emissora de maior audiência no índice geral é a Rádio T. A pesquisa revela ainda que 65,15% das pessoas ouvem rádio em casa, 24,13% no trabalho e 10,72% no carro. Outro dado abordado é sobre a sintonização das rádios. De acordo com os dados, as rádios AM alcançam 33,56%, enquanto as FM registram 66,44%.

     

    Márcio Martins ressalta a relatividade dos dados em relação aos dias e horários analisados. “Este é um dado geral. No entanto, a pesquisa mostra que, em alguns horários, dependendo do programa, algumas emissoras AM ultrapassam a audiência das FM”.

     

    Rádios

     

    Um dos principais dados apontados pela Datasonda revela que o horário de maior audiência nas rádios de Ponta Grossa é das 10 às 11 horas da manhã, quando 11,30% da população da cidade está sintonizada. “Já andaram dizendo diversas vezes que as rádios estão prestes a serem extintas, mas os dados mostram o contrário. Existe uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a nível nacional, que mostra que 90% da população ouve rádio, seja de maneira contínua ou esporádica, pelo menos uma vez no período de cerca de trinta dias”.

     

    Internet

     

    Mário Martins ressalta a característica de ‘companheiro’ do rádio, em relação aos outros meios de comunicação e lembra que, atualmente, a internet tem ‘roubado’ o público de outros meios de comunicação como TV e impressos. “O rádio é um dos menos ameaçados pela internet, já que permite que as pessoas façam outras coisas, cumpram outras atividades, enquanto estão sintonizadas em alguma emissora. A televisão já não oferece esta mesma alternativa. Ou você presta atenção nela ou vai se incomodar”. 

     

    Fonte aqui.

    download do anexo
<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito João Pedro Pereira da Silva Antonio Barbosa Junior desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação